A Prefeitura de  Itabela, através  da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou na manhã da última sexta-feira (29) as atividades do   Outubro Rosa, que teve como principal objetivo conscientizar a população feminina sobre a prevenção à saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês diversas ações de educação preventiva e  sensibilização da população sobre os cuidados com a Saúde da Mulher foram desenvolvidas pela saúde municipal em parceria com todas as pastas da administração. “A integração da prefeitura nesta causa foi fundamental para o sucesso dessa realização”, avaliou a secretária de Saúde wadila cassiano

A mamografia é um exame  que identifica microcalcificações que são pequenos cristais de cálcio que podem se  depositar nas mamas causando lesões ou nódulos que são possíveis de serem  identificados com uma simples palpação.

“Outubro é um mês especial, engajados no Outubro Rosa levamos  conscientização a todas as mulheres de Cáceres  da necessidade da prevenção e que ela  deve sempre ser feita, não apenas nas campanhas. Também realizamos mais de uma centena de mamografias”, ressaltou Elis.

A secretária informou que como última ação, equipes da SMS, orientaram, avaliaram e encaminharam mulheres para procedimentos necessários.

Para o vice prefeito Gedalvo Matos o poder público e a sociedade civil estiveram engajados para promover esta conscientização. “É muito bom ver tantas pessoas, instituições e entidades envolvidas nesta causa”, ponderou GIL.

Gil agradeceu a todos pelo empenho pois,temos um compromisso com a saúde  e com a vida das pessoas”, conclui o vice prefeito Gedalvo matos.

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *