Com a Carteira Nacional de Habilitação – CNH – em mão, é necessário estar sempre atento às novas leis que vão surgindo referente às leis de trânsito, e até mesmo em relação às mudanças da própria CNH.

Em abril deste ano, em decorrência de uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro, mais algumas regras surgiram referente a Carteira de Habilitação. Essas regras, apesar de estarem sendo bem repercutidas, não são do conhecimento de muitos motoristas.

Assim, para que você, motorista, não sofra com nenhum tipo de penalidade por não estar seguindo as regras da nova CNH, separamos aqui quais foram as principais mudanças. Confira:

Limite de pontos

Um dos tópicos mais comentados em relação às novas regras da CNH é em relação ao limite de pontos da carteira. De acordo com as mudanças, agora, para que o motorista tenha sua CNH suspensa, é preciso que ele chegue a 40 pontos.

Assim, se o motorista cometer duas ou três infrações consideradas graves, ele está sujeito a perder a sua carteira de habilitação. No entanto, essa regra não é fixa, podendo variar conforme a situação.

Validade da CNH

A validade da CNH também está entre um dos tópicos mais comentados, já que o período de validade do documento também passou por uma alteração significativa.

A partir de agora, a validade da CNH oscila de acordo com alguns fatores:

Motoristas com menos de 50 anos contam com um prazo de 10 anos para a renovação do documento;Motoristas de 50 a 69 anos têm até 5 anos para que a carteira seja renovada; por fim, motoristas com idade igual ou superior a 70 anos devem renovar a carteira a cada 3 anos.Assento para criança

Outra regra que sofreu alteração foi em relação ao assento para as crianças. A partir de agora, a obrigatoriedade é para crianças com idade igual ou inferior a 10 anos, e que medem até 1,45m.

Vale destacar, ainda, que essas regras já estão sendo colocadas em prática, por isso é importante que o motorista esteja sempre atento aos seus comportamentos no trânsito, e fique de olho na validade da carteira de habilitação. Além disso, ficar atento aos limites de pontos também é fundamental.

Para finalizar, vale mencionar que essas regras foram implementadas visando uma maior segurança dos motoristas, ainda mais no que diz respeito aos assentos infantis, assim, além de proteger a vida das crianças, o motorista evitará que qualquer tipo de acidente indesejado aconteça.

Fonte: edital concursos

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *