Depois de liderar as vendas no Brasil por dois meses seguidos e começar junho na frente, o Volkswagen Polo perdeu fôlego nos últimos dias do mês e acabou ultrapassado pela Fiat Strada. O hatch, que chegou à linha 2026 com menos versões justamente para não bater de frente com o novo SUV Tera, acabou ficando em segundo lugar.
O Tera, por sua vez, foi posicionado entre o Polo e o Nivus, ocupando um espaço estratégico nas concessionárias. Ele oferece um visual mais moderno e atrativo que o Polo, sem disputar mercado diretamente com o SUV cupê da marca. Além disso, preenche lacunas deixadas com o enxugamento da linha Polo.
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Mesmo fora do top 25 de vendas, o Tera já mostra força: somou 2.283 unidades até o dia 28 de junho e deve aparecer com destaque no ranking do próximo mês. No mesmo período, o Polo registrou 10.169 unidades, queda de 17,1% em relação a maio.
A liderança do mercado ficou com a Fiat Strada, que retomou a primeira posição com 10.803 emplacamentos, apesar de uma leve queda de 4% comparado ao mês anterior. A picape começou junho atrás, mas foi ganhando espaço até tomar a dianteira.
Curiosamente, tanto o Polo quanto o Tera são feitos sobre a mesma base, a plataforma MQB-A0. Eles compartilham o entre-eixos de 2.566 mm, mas, fora isso, o Polo é o menor em todas as medidas. Ele também não tem o efeito visual que faz o carro parecer maior — o chamado “size impression”.
No porta-malas, a diferença também aparece. O Polo tem 300 litros de capacidade, dentro da média do segmento, enquanto o Tera oferece 350 litros, refletindo sua proposta mais robusta.
Fabricado em Taubaté (SP), o Tera chega como uma nova opção entre o hatch Polo e os SUVs Nivus e T-Cross. Ele mede 4.151 mm de comprimento, 1.504 mm de altura e 1.777 mm de largura, mantendo o mesmo entre-eixos do Polo e do Nivus.
A versão mais barata do Tera, chamada MPI, vem com o motor 1.0 aspirado de até 84 cv e câmbio manual de 5 marchas, já conhecido do Polo. Para custar menos, essa versão abre mão de rodas de liga leve e outros itens. Já as versões mais caras usam o motor 1.0 turbo de até 116 cv, com câmbio manual ou automático de 6 marchas.