Menos de um mês após o lançamento oficial, o Volkswagen Tera já se destacou como um dos carros 0 km mais procurados do país. Em apenas 50 minutos de vendas no dia 5 de junho, o novo SUV da marca registrou 12 mil pedidos — sendo 10 mil deles nos primeiros 23 minutos, segundo o jornalista Jason Vogel. A maior parte da procura se concentrou na versão High, superando o recorde anterior da Volkswagen, que pertencia ao Polo com 7 mil unidades vendidas em três horas.
Desenvolvido no Brasil e produzido na fábrica de Taubaté (SP), o Tera foi criado para ocupar o espaço entre o Polo e os SUVs compactos da Volkswagen. O modelo tem 4,15 m de comprimento, entre-eixos de 2,56 m e porta-malas com 350 litros. Ele está disponível em cinco versões, com preços que vão de R$ 103.990 (MPI) até R$ 142.290 (High com o pacote especial The Town Edition).
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O SUV é oferecido com motores 1.0 MPI de 84 cv ou 1.0 TSI de 116 cv, com câmbio manual nas versões mais simples e automático nas opções mais completas. Entre os equipamentos de série, o Tera traz seis airbags, direção elétrica, ar-condicionado, piloto automático, painel digital, sensores de estacionamento e assistente de partida em rampas.
Nas versões superiores, o carro oferece ainda ar-condicionado digital, carregador por indução, sistema de acesso sem chave, rodas de liga leve e acabamento interno exclusivo. Ele pode ser encontrado em seis cores, como Preto Ninja, Azul Ártico e Vermelho Hypernova.
Além de ser um projeto nacional, o Tera será exportado para mais de 20 países em dois continentes. A produção movimentou a economia com 260 empregos diretos e cerca de 2.600 indiretos. O modelo integra o plano da Volkswagen de lançar 17 novos veículos na América do Sul até 2028.
Segundo dados da plataforma Webmotors, o Tera já ocupa a 6ª colocação entre os modelos 0 km mais acessados desde o lançamento, em 25 de maio. Entre os SUVs, ele aparece na 5ª posição, ficando atrás apenas de Creta, Nivus, Ranger e HR-V, mas à frente de modelos consolidados como Corolla, Corolla Cross e Fiat Toro.
Dentro da linha Volkswagen, o Tera é o terceiro veículo mais procurado, atrás somente do T-Cross e do Nivus. A boa recepção reforça a aposta da montadora no segmento de SUVs de entrada, que hoje representa cerca de 25% do mercado automotivo brasileiro.